APRESENTAÇÃO AMBIENTAL

ao VIVO no Maior Aquário Móvel da Europa

O Fluviário Vai à Escola é um programa que incluí a visita ao Maior Aquário Móvel da Europa com os seus magníficos peixes de diversas espécies, conta com a apresentação pedagógica tendo como base a temática global da Interpretação Ambiental, abordando vários temas adaptados e personalizados a cada ciclo de ensino, sendo apresentada por um dos nossos instrutores credenciados, tendo uma duração aproximada de 1 hora. O Maior Aquário Móvel da Europa vai à escola para partilhar ao vivo, com os mais novos, o conhecimento ambiental com as seguintes temáticas:

INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

Esta temática surge de forma a explicar o meio ambiente com a sua complexidade, dando assim início e seguimento para todos os outros temas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Destina-se não só à compreensão como à consciencialização para a preservação do nosso ecossistema, dando a perceber a repercussão das nossas acções.

sustentabilidade ambiental

Abordar esta temática tem como principal objetivo dar a conhecer metodologias para uma simbiose saudável entre natureza e ser humano.

ANÁLISE CIENTIFICA

Trata-se de uma análise mais aprofundada e detalhada, fundamentada na ciência, onde são analisados os sistemas e órgãos das espécies como também as suas curiosidades.

pERCURSO da nascente à foz

Existem diferentes tipos de ecossistemas compostos de água doce, entre os quais se destacam lagos, lagoas, rios e planícies alagadas. Em geral, eles podem ser divididos em dois grupos: ecossistemas lênticos e ecossistemas lóticos.

FAUNA E FLORA aquática

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora.

Recursos que o rio oferece

Este segmento permite mencionar quais os recursos que podemos extrair dos rios, como também os recursos hídricos existentes, onde analisamos a sua função, o impacto no ecossistema e a importância deles para o ser humano.

ESPÉCIES DE PLANTAS

Este tema destina-se à enumeração e descrição das espécies de plantas mais importantes para o ecossistema, assim como algumas das suas curiosidades.

Barragens e o seu impacto na NATUREZA

Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica, ou regularização de um caudal.

espécies invasoras

Uma espécie é não indígena de um determinado local, quando dali não é originária e nunca foi aí registada como ocorrendo naturalmente. Introduzidas em novos territórios, as espécies não indígenas podem adaptar-se facilmente e colonizar novas áreas, alterando dessa forma o ecossistema existente.

preservação das espécies

A conservação dos ecossistemas naturais, fauna e flora aquáticas, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies.

reprodução dos peixes

Pretende-se com este tema, mais do que ensinar, consciencializar os mais novos para a importância de cuidar da natureza e demonstrar quais os fatores de maior importância para a poluição fluvial.

espécies autóctones

Espécie autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie não habita o seu local natural, isto é, quando ela foi introduzida pelo homem num determinado local, então esta espécie é considerada uma espécie exótica.

poluição fluvial

Pretende-se com este tema mais do que ensinar consciencializar, os mais novos para a importância de cuidar da natureza; como demonstrar quais os factores de maior importância para a poluição fluvial.

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

jogo - DESCOBRIDORES DO RIO

Vamos perceber sobre a preservação do ecossistema fluvial e a fauna que o compõe, através do jogo lúdico-pedagógico "Descobridores do Rio".

Minuto do professor

Minuto do Professor é um espaço dedicado à aprendizagem em que os professores podem requisitar e lecionar uma aula em frente ao nosso aquário.

workshop´s

Permitem abordar algumas das temáticas mais científicas de uma forma mais detalhada especificando alguns temas, com o apoio dos nossos assessores.

peças de teatro temáticas

Esta actividade destina-se à apresentação de peças teatrais coincidentes com obras lecionadas.

aLIMENTAÇÃO DOS pEIXES

Os peixes devem ser alimentados com rações específicas e de forma consciente, tomando em atenção os nutrientes e quantidades, de forma a não prejudicar o seu bem-estar e saúde.

CÃo DE água português

É uma raça de cães originária do Algarve. Estes animais foram empregues como cães de trabalho por pescadores durante várias épocas. Este espectáculo destina-se à introdução da raça e também como demonstração ao vivo de algumas das técnicas utilizadas com os pescadores.

A nossa opinião

CEO 2

O projeto "O Fluviário vai à Escola" no âmbito Pedagógico, visa complementar nas camadas mais jovens uma forma inovadora de aprendizagem. Oferecendo uma oportunidade única de visualizar ao vivo espécies exclusivas que habitam nos nossos ecossistemas fluviais, fomentando sempre a consciência ecológica e a preservação dos rios.

Alexandre Tomás
CEO