As Espécies do Nosso Fluviário

244

Carpa KOI

Cyprinus rubrofuscus

Koi, mais especificamente Nishikigoi, são carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns na região de Niigata.

10

TRUTA arco-íris

Oncorhynchus mykiss

A truta-arco-íris é uma espécie de truta originária dos rios da América do Norte que drenam para o Oceano Pacífico mas que se encontra distribuída atualmente por todo o mundo. A espécie foi introduzida em pelo menos 45 países, como peixe de aquacultura.

21

Barbo comum

Barbus barbus

Barbus barbus é uma espécie de peixe de rio da família dos ciprinídeos, conhecido em Portugal como Barbo. O nome provém das quatro barbilhos que saem do lábio superior.

68

Alburno

Alburnus alburnus

O alburno, também denominado Alburnete ou Ablete, é um peixe da família Cyprinidae. Os seus nomes comuns são alburno ou Ruivaco. Devido à sua dimensão torna-se uma presa fácil para os grandes predadores.

39

pimpão

Carassius auratus auratus

É uma espécie de pequenos peixes de água doce pertencente à família dos ciprinídeos, a que pertencem as carpas. De coloração acinzentada, é um peixe socialvél com outras espécies.

30

CARPA comum

Cyprinus carpio

É um peixe da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado. Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser considerada espécie invasora.

40

peixe vermelho

Carassius auratus auratus

É um dos peixes mais comuns na aquariofilia de água doce, reproduz-se facilmente quando em situações satisfatórias, no seu estado adulto pode chegar facilmente aos 20cm de comprimento.

41

carpa espelhada

Cyprinus carpio

É um peixe da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado. Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser considerada espécie invasora.

47

Achigã

Micropterus salmoides

O corpo bem musculado e com barbatanas bem desenvolvidas torna-o apto para fazer emboscadas onde aguarda pacientemente as suas presas podendo atingir uma velocidade máxima estimada de 20km/h.

32

Lúcio Perca

Sander lucioperca

O Lúcio Perca é uma espécie de peixe de habitat de água doce e salobra. É um peixe de pesca popular e foi introduzido numa variedade de locais fora de sua faixa nativa. É um predador agressivo.

214

tenca

Tinca tinca

É um peixe que tende a permanecer no fundo dos lagos junto da imensa vegetação, pode viver até aos 30 anos e atingir os 70cm de comprimento.

29

chanchito

Australoheros facetus

É uma espécie de peixe pertencente à família dos Ciclídeos, trata-se de uma espécie de água doce e de água salobra, atinge os 25 cm de comprimento.

a

TARTARUGA

Pseudemys spp

Pode pesar até 3kg e medir até 30cm de comprimento e a sua concha ossea ajuda a defender-se dos predadores.

149

BOGA

Pseudochondrostoma polylepis

É uma espécie conhecida pelos nomes comuns de Boga-Comum ou Boga-dos-Rios, é uma espécie de peixe endémica da Península Ibérica.

42

LÚCIO ESOX

Esox lucius

O Esox lucius, uma das espécies de lúcio, é um peixe predador, de água doce, que pertence à família dos Esocidae. É um predador agressivo.

34

ESTURJÃO

Acipenseridae

Os esturjões compõem uma das mais antigas famílias de peixes ósseos existentes, e são nativos de rios e lagos da Europa Central. Com os seus corpos alongados, ausência de escamas, e às vezes grande porte: esturjões de comprimento entre 2 e 3,5 metros são comuns, e algumas espécies chegam a 5,5 metros.

148

perca europeia

Perca fluviatilis

É um peixe da família dos Percídeos, tem origem eurasiática e apresenta corpo oblongo de coloração esverdeada no dorso e esbranquiçado no ventre, com barras verticais escuras nos flancos.