As Espécies do Nosso Fluviário

9

Carpa KOI

Cyprinus rubrofuscus

Koi, mais especificamente Nishikigoi, são carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns na região de Niigata.

10

TRUTA arco-íris

Oncorhynchus mykiss

A truta-arco-íris é uma espécie de truta originária dos rios da América do Norte que drenam para o Oceano Pacífico mas que se encontra distribuída atualmente por todo o mundo. A espécie foi introduzida em pelo menos 45 países, como peixe de aquacultura.

21

Barbo comum

Barbus barbus

Barbus barbus é uma espécie de peixe de rio da família dos ciprinídeos, conhecido em Portugal como Barbo. O nome provém das quatro barbilhos que saem do lábio superior.

68

Alburno

Alburnus alburnus

O alburno, também denominado Alburnete ou Ablete, é um peixe da família Cyprinidae. Os seus nomes comuns são alburno ou Ruivaco. Devido à sua dimensão torna-se uma presa fácil para os grandes predadores.

39

pimpão

Carassius auratus auratus

É uma espécie de pequenos peixes de água doce pertencente à família dos ciprinídeos, a que pertencem as carpas. De coloração acinzentada, é um peixe socialvél com outras espécies.

30

CARPA comum

Cyprinus carpio

É um peixe da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado. Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser considerada espécie invasora.

19

PERCA SOL

Lepomis gibbosus

A perca-sol é um peixe existente em grande escala no Alentejo e outras regiões de Portugal. Seus habitats predilectos são os açudes, algumas barragens e até lagos ou outro meio aquático que lhes reúna as condições necessárias para a sobrevivência.

41

carpa espelhada

Cyprinus carpio

É um peixe da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado. Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser considerada espécie invasora.

47

Achigã

Micropterus salmoides

O corpo bem musculado e com barbatanas bem desenvolvidas torna-o apto para fazer emboscadas onde aguarda pacientemente as suas presas podendo atingir uma velocidade máxima estimada de 20km/h.

32

Lúcio Perca

Sander lucioperca

O Lúcio Perca é uma espécie de peixe de habitat de água doce e salobra. É um peixe de pesca popular e foi introduzido numa variedade de locais fora de sua faixa nativa. É um predador agressivo.

38

Siluro

Silurus glanis

O siluro, frequentemente confundido com o peixe-gato, é um grande peixe de água doce originário dos grandes rios da Europa Central e ocorrendo, como espécie invasora, em outros cursos de água europeus, como os rios Tejo, Ebro, o Zêzere, e Ródano.

40

peixe vermelho

Carassius auratus auratus

É um dos peixes mais comuns na aquarofilfia de água doce, reproduz-se com facilmente quando em situações satisfatórias, no seu estado adulto pode chegar facilmente aos 20cm de comprimento.

147

enguia

Anguilla anguilla

A Enguia é uma espécie europeia que se reproduz no Mar dos Sargaços, os adultos migram para o Mar dos Sargaços, as larvas regressam às zonas costeiras que migram para as águas interiores onde crescem.

76-min

tenca

Tinca tinca

É um peixe que tem por habito permanecer no fundo dos lagos junto da imensa vegetação, pode viver até aos 30 anos e atingir os 70cm de comprimento.

29

chanchito

Australoheros facetus

É uma espécie de peixe pertencente à família dos Ciclídeos, trata-se de uma espécie de água doce e de água salobra, atinge os 25 cm de comprimento.

34

ESTURJÃO

Acipenseridae

Os esturjões compõem uma das mais antigas famílias de peixes ósseos existentes, e são nativos de rios e lagos da Europa Central. Com os seus corpos alongados, ausência de escamas, e às vezes grande porte: esturjões de comprimento entre 2 e 3,5 metros são comuns, e algumas espécies chegam a 5,5 metros.

149

BOGA

Pseudochondrostoma polylepis

É uma espécie conhecida pelos nomes comuns de Boga-Comum ou Boga-dos-Rios, é uma espécie de peixe endémica da Península Ibérica.

35

LAGOSTIM vermelho

Astacidea

O lagostim encontra-se em diversos rios, baragens etc. de Portugal. As suas pinças servem para a captura de alimentos e defesa contra predadores.

148

perca europeia

Perca fluviatilis

É um peixe da família dos Percídeos, tem origem eurasiática e apresenta corpo oblongo de coloração esverdeada no dorso e esbranquiçado no ventre, com barras verticais escuras nos flancos.

36

aMEIJOA

Corbicula fluminea

Trata-se de um bivalve de água doce, sendo uma espécie invasora dos nossos ecossistemas no entanto filtra as nossas águas e ajuda a eliminar as suas toxinas.

67

Gambuzia

Gambusia affinis

É uma espécie de peixe de água doce, também conhecido por Peixe Mosquito, embora apresente comportamento pacífico, é uma espécie bastante activa e glutona, podendo incomodar outros peixes mais lentos.

42

LÚCIO ESOX

Esox lucius

O Esox lucius, uma das espécies de lúcio, é um peixe predador, de água doce, que pertence à família dos Esocidae. É um predador agressivo.

a

TARTARUGA

Pseudemys spp

Pode pesar até 3kg e medir até 30cm de comprimento e a sua concha ossea ajuda a defender-se dos predadores.